Questão de Educação – Profº Ronaldo Garcia Almeida: “Lugar do saber a serviço da comunidade”

A Etec foi convidada em 2021 a implantar o Curso Técnico em Administração na Penitenciária de Paraguaçu Paulista. Um desafio e tanto, mas mais que isso, uma grande oportunidade de fazer o que melhor faz, […]

8 de agosto de 2022 6:55 pm Assessoria de Imprensa

A Etec foi convidada em 2021 a implantar o Curso Técnico em Administração na Penitenciária de Paraguaçu Paulista. Um desafio e tanto, mas mais que isso, uma grande oportunidade de fazer o que melhor faz, formar técnicos e cidadãos.

O diretor Ronaldo convocou todos os professores e gestores para enfrentar o desafio, no início as incertezas tomaram conta, mas após nova consulta os professores abraçaram a causa e fomos em meio a certezas e incertezas ministrar aulas dentro da Penitenciária. Começamos em meio a pandemia, onde não tínhamos aulas presenciais, os professores preparavam seus materiais, o Coordenador fazia a impressão e encaminhava para os responsáveis pelo setor de educação da Penitenciária, após o prazo dado, era feita a troca dos materiais.

Com a volta ao sistema presencial, fomos apresentados aos nossos alunos, 20 seres humanos que cumprem penas pelas mais diversas condenações, um único princípio, são alunos como os outros alunos, respeitarem como pessoas que são e transmitir o mesmo conhecimento que é aplicado em salas de aula na Unidade Sede.

Foi um ano em que nossos professores abraçaram a causa e fizeram o melhor que poderia ser feito, mesmo com as limitações próprias do ambiente, não poderem utilizar ferramentas de pesquisas de fora, acesso restrito de pessoas externas ao ambiente. Situações próprias da segurança de funcionários, professores e dos próprios alunos.

Tivemos apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) com os temas: Empreendedorismo, O Microempreendedor Individual (MEI) como Ferramenta de Formalização e Inclusão Social no Mercado de Trabalho Autônomo para o Desempregado e Maquete: Casas Populares Sustentáveis – Escala 100/2, tendo como platéia na apresentação a direção da Penitenciária de Paraguaçu Paulista e o que não foi surpresa para todos envolvidos nesse projeto foi que os TCCs obtiveram nota máxima da banca de avaliação.

Durante a formação técnica foi proporcionada as palestras: Ansiedade – Solidão, Frustrações e Gerir o Tempo; Medo de Recomeçar, Rejeição de Pessoas Próximas – Como Lidar com o Abandono e Reaproximação Familiar proferidas pela Orientadora Educacional da Etec – Giorgia Andrade Regiani Ferreira Martins e Empreendedorismo – Oportunidades e Desafios no Empreendedorismo proferida pelo docente – Rafael Gustavo Cardoso Ferreira.

No dia 12 de julho a tão sonhada Sessão Solene de Formatura da 1ª Turma do Curso Técnico em Administração da Classe Descentralizada de Paraguaçu Paulista, estiveram presentes os diretores e colaboradores da Penitenciária de Paraguaçu Paulista e da Etec Dr. Luiz César Couto de Quatá. “Foi o encerramento de um ciclo, onde agradecemos a dedicação, o profissionalismo, o respeito que trataram nossos alunos, o Coordenador Ediney Affine, os docentes Aridyna, Fabiano, Gilberto, Leonardo, Mário e Rodrigo, profissionais que fizeram a diferença para nossos alunos”, destacou o diretor Ronaldo Garcia Almeida.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!