História da Etec Dr. Luiz César Couto

Prédio da Etec Dr. Luiz César Couto

A história da Etec Dr. Luiz César Couto remonta à sua fundação em 25 de setembro de 1962, quando foi estabelecida como Escola de Iniciação Agrícola, conforme o Decreto nº 51.094 de 16 de dezembro de 1968. Posteriormente, em 22 de janeiro de 1976, obteve autorização para funcionamento, sendo então denominada Colégio Técnico Agrícola, oferecendo inicialmente apenas o Ginásio Agrícola.

Em 22 de janeiro de 1976, passou a se chamar Escola Estadual de 2º Grau de Quatá – Agrícola, oferecendo o 2º Grau Profissionalizante. Em 16 de novembro de 1981, foi denominada EESG Dr. Luiz César Couto e, posteriormente, ETAESG Dr. Luiz César Couto, funcionando em regime de internato até 1997. Oferecia a Habilitação Profissional Plena de Técnico em Agropecuária, atendendo, no máximo, a 120 alunos, a maioria proveniente de outros estados da Federação.

Ao longo de sua história, a Etec Dr. Luiz César Couto formou milhares de alunos que atuam no Brasil e em diversos países como Técnicos em Agropecuária, Informática, Química, Açúcar e Álcool, Agroindústria, Agronegócio, Meio Ambiente, Contabilidade, Administração, Alimentos e Segurança do Trabalho. Além disso, contribuiu para o ingresso de um expressivo número de alunos em universidades públicas e particulares, em diversas áreas do conhecimento, através do Ensino Médio.

A instituição conta atualmente com um quadro de 40 professores, 16 funcionários, 01 funcionário da Cooperativa Escola e 11 colaboradores terceirizados. O nome da Unidade Escolar foi uma homenagem conferida, em 16 de novembro de 1981, a Luiz César Couto, ex-professor e diretor da unidade escolar.

Anualmente, os docentes da Etec participam, em média, com a publicação/apresentação de 10 trabalhos no Encontro Nacional de Extensão e Pesquisa (Enepe) realizado pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) de Presidente Prudente. Essas contribuições refletem o compromisso contínuo da instituição com a excelência acadêmica e o desenvolvimento profissional de seus alunos e corpo docente.

Atualmente, a Etec oferece 04 cursos de Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional, 05 Cursos Técnicos, com alta qualidade, para cerca de 390 alunos em sua Unidade Sede, localizada em Quatá, e em suas Classes Descentralizadas em João Ramalho e Queiroz. Além disso, a Etec possui uma parceria com a Funap/Penitenciária de Paraguaçu Paulista. (atualização em 02/04/2024)