Conselhos Profissionais

Conselho Profissional é uma organização criada por lei para regulamentar e supervisionar as atividades de uma determinada profissão. Os Conselhos são compostos por profissionais da área e têm como objetivo proteger o interesse público, garantindo que as atividades profissionais sejam realizadas de forma ética, segura e eficaz.

Cada área profissional costuma ter o seu próprio Conselho como, por exemplo, o Conselho Federal de Medicina, o Conselho Federal de Psicologia, Conselho Federal de Biblioteconomia ou a Ordem dos Advogados do Brasil. O papel desses Conselhos é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais e para proteger a sociedade contra a má conduta e práticas não éticas.

Pode ser necessário que, para exercer a profissão técnica, seja necessário realizar o registro no respectivo Conselho Profissional. Confira abaixo os meios de contato dos Conselhos responsáveis pelos cursos técnicos de nossa unidade.

O CRA-SP é o Conselho Profissional para os profissionais em:
Técnico em Administração; e
Técnico em Recursos Humanos.

website: https://crasp.gov.br/crasp/home/

O CRC-SP é o Conselho Profissional para os profissionais em Técnico em Contabilidade.

Porém, após a publicação da Resolução CFC nº 1645, de 09 de dezembro de 2021o referido Conselho só realiza o registro dos profissionais que concluíram o curso Técnico em Contabilidade até 14 de junho de 2010. Alunos que concluíram o curso após esta data, não tem direito ao registro profissional.

Maiores informações podem ser colhidas diretamente no website do CRC-SP ou do CFC.

website: https://crcsp.org.br/ ou https://cfc.org.br/

O CRQ-IV é o Conselho Profissional para os profissionais em:

> Técnico em Açúcar e Álcool;
> Técnico em Meio Ambiente; e
> Técnicos em Química.

website: https://crqsp.org.br/

O CRT-SP é o Conselho Profissional para os profissionais em:

> Técnicos em Açúcar e Álcool;
Técnicos em Mecânica;
Técnicos em Meio Ambiente; e
Técnicos em Química.

website: https://www.crtsp.gov.br/

Maiores informações sobre os Conselhos Profissionais devem ser colhidas diretamente com o departamento específico de cada Conselho.
Todas as informações contidas nesta página foram retiradas diretamente dos websites informados.