Filtro de Daltonismo

Questão de Educação – Profº Ronaldo Garcia Almeida: “A responsabilidade familiar”

Nessa edição discutiremos sobre o apoio da família às unidades escolares no quesito responsabilidade dos alunos menores de 18 anos. Sabemos que com as mudanças nos últimos anos no cenário econômico, os pais/responsáveis muitas vezes […]

17 de março de 2022 7:00 pm Assessoria de Imprensa

Nessa edição discutiremos sobre o apoio da família às unidades escolares no quesito responsabilidade dos alunos menores de 18 anos. Sabemos que com as mudanças nos últimos anos no cenário econômico, os pais/responsáveis muitas vezes deixam os seus filhos maiores com a responsabilidade de cuidar dos irmãos e/ou contratam pessoas para buscar/levar os filhos a escola, sendo um dos motivos a crise econômica no Brasil e pai/mãe precisam trabalhar para o sustento da família.

Diante disso, os gestores e suas equipes vem buscando o apoio das famílias com ênfase em reunião de pais, projetos aos discentes voltados as competências socioemocionais.

Mas diante do exaustivo dia de trabalho, os pais deixam de participar das reuniões escolares, nas quais é apresentado o rendimento escolar dos filhos, e com isso as vezes são surpreendidos por convocações dos gestores escolares ou Conselho Tutelar.

Em relação a entrada/saída dos alunos, muitos responsáveis tem o pensamento que as escolas devem permitir a saída dos filhos normalmente pelos gestores escolares. A dúvida que paira no ar “caso aconteça algo nesse trajeto da saída da unidade escolar até a sua casa” de quem é a responsabilidade? Os pais/responsáveis legais não acusarão a escola dessa responsabilidade?

Algumas escolas estão organizando um protocolo para àqueles que desejam autorizar os seus filhos retornar aos lares sozinhos. O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) contempla a responsabilidade dos filhos aos seus genitores e/ou tem a guarda desses menores. É de suma importância a união de todos para o sucesso escolar,enquanto isso não acontecer muitas vezes o grau de responsabilidade aumenta sob a escola.

O que deixa uma certa angústia aos gestores escolares quando falta o apoio dos responsáveis e a preocupação de responder em caso aconteça algo com esses alunos. “Os pais precisam participar, incentivar e ajudar a educação escolar dos filhos”.

Compartilhe


Veja também