Etec de Quatá inicia Projeto Piloto do Programa Diálogos Socioemocionais em parceria com Instituto Ayrton Senna

Projeto visa desenvolver habilidades socioemocionais em estudantes do Ensino Médio Técnico e contribuir para formação integral.

30 de maio de 2023 4:35 pm Assessoria de Imprensa, Destaque

No último dia 25 de maio, a equipe da Etec Dr. Luiz César Couto participou do 2º Encontro do Projeto Diálogos Socioemocionais, realizado em São Paulo. Esta iniciativa é resultado da colaboração entre o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e o renomado Instituto Ayrton Senna. O projeto, que engloba 21 unidades escolares em todo o estado, conta com a participação de Quatá e Ourinhos, representando o Grupo da Supervisão Regional de Marília/Presidente Prudente.

O Projeto Diálogos Socioemocionais concentra-se nos alunos das séries primeiras do Ensino Médio, com Habilitação Profissional de Técnico em Agropecuária e Meio Ambiente. Seu objetivo é desenvolver habilidades e competências socioemocionais, como comunicação, empatia, resiliência e autoconhecimento. A Etec de Quatá se destaca ao ser a única escola a implementar o Projeto Piloto no primeiro módulo do Curso Técnico em Segurança do Trabalho.

A equipe responsável pelo projeto é composta pelo Diretor Ronaldo Garcia Almeida, pela Coordenadora Pedagógica Gizelda Aparecida da Silva e pelas professoras Claudete da Silva Santos, Silvia Aparecida Bedin Camponês e Valéria Tomazinho Marques.

Ao longo da formação acadêmica dos alunos, que compreende 18 meses no Curso Técnico em Segurança do Trabalho e 3 anos nos demais cursos, o projeto visa minimizar os impactos socioemocionais decorrentes da Pandemia Covid-19 e que persistem no pós-pandemia. Por meio de diálogos construtivos em sala de aula e atividades estimulantes, o projeto busca promover uma formação mais completa, preparando os alunos para desafios profissionais e pessoais do mundo contemporâneo.

Além disso, a iniciativa busca contribuir para o fortalecimento de valores como respeito, tolerância e cooperação, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Esta parceria não apenas oferece outras estratégias e metodologias educacionais, mas também tem como objetivo analisar o progresso na formação pessoal, social e profissional dos envolvidos no projeto desde seu início.